Curso na PUC-SP aborda os Olhares Judaicos: Nacionalismo e Universalismo – a consagração da diversidade
Acontece de 10 de setembro a 29 de outubro, sempre às
terças-feiras, o curso de História Judaica da Cátedra de Cultura Judaica da
PUC-SP, ministrado pelo professor Mauro David Cukierkorn. A Cátedra é resultado
de uma parceria do Centro da Cultura Judaica com a Pontifícia Universidade
Católica. O curso situa a trajetória judaica contemporânea em torno de grandes
temas da história da Humanidade, alicerçado na consagração de uma cultura do
diálogo. Informações e inscrições no site da http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/historia-judaica-olhares-judaicos-nacionalismo-e-universalismo-a-consagracao-da-diversidade. Quem não é aluno da PUC-SP também pode se
matricular. A primeira aula é aberta.
Um novo e instigante curso de História Judaica tem
início no dia 10 de setembro na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP),
ministrado pelo professor Mauro David Cukierkorn. Em
seu terceiro módulo, o professor Cukierkorn situa O curso situa a
trajetória judaica contemporânea em torno de grandes temas da história da
Humanidade, alicerçado na consagração de uma cultura do diálogo. As aulas acontecem às sempre terças-feiras, das
19h30 às 21h30. São oito aulas ao total, com término no dia 29 de outubro. O
valor do curso é de R$ 400,00 (em quatro parcelas iguais de R$ 100,00).
Informações pelo telefone 11-3124-9600 ou através do
link http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/historia-judaica-olhares-judaicos-nacionalismo-e-universalismo-a-consagracao-da-diversidade
- As aulas acontecem na unidade Consolação da PUC-SP (rua da Consolação, 881).
Veja o link com a apresentação do curso pelo professor Mauro Cukierkorn:
http://www.youtube.com/watch?v=sgAvaAJYZ8Q#t=17
“Faremos um estudo abrangente, que procura mostra o
pluralismo de olhares judaicos sobre temas caríssimos à trajetória desse povo na
busca do ideal de tolerância, paz e liberdade. Entre os temas, o papel social da
religião, o nacionalismo e o universalismo hebreu; os
desafios do diálogo entre Estado, Religião, Ciência e Tradição; o antissemitismo
em suas formas de expressão e a tolerância como forma de resistência a este
terrível fenômeno histórico; e o século XXI, a reaproximação entre irmãos (de
João Paulo II à Cultura do Diálogo do Papa Francisco). É um curso que consagra a
diversidade e, ao mesmo tempo, é uma história de tolerância”, diz o
professor Cukierkorn, que é graduado em História pela PUC-SP e membro do
Conselho Editorial da Revista Projeto História, publicada pelo Programa de
Pós-Graduação em História da PUC-SP (1995-96).
Segundo José Luiz Goldfarb, presidente da Cátedra de
Cultura Judaica – que é resultado de uma parceria da PUC-SP com o Centro de
Cultura Judaica – os cursos ministrados permitem uma compreensão do papel do
Judaísmo dentro do panorama da História Universal, mostrando a história do povo
judeu dos primórdios bíblicos até o período contemporâneo e enfatizando as
complexas relações entre religião, ciência e política. “Os cursos ministrados
pelo professor Mauro Cukierkorn exploram os caminhos para uma cultura de
tolerância”, destaca Goldfarb.
“Os cursos realizados pela nossa Cátedra, como Poesia
Bíblica, ministrado por Ariel Finguerman, e de Cultura Judaica, dado pela
professora Cecília Bem David, assim como os primeiros dois módulos ministrados
pelo professor Mauro, tiveram cerca de 80% de alunos de fora da comunidade
judaica, o que é muito interessante neste mundo que precisa, muito dos diálogos
entre as diferentes culturas e religiões, como bem mostrou no Brasil o Papa
Francisco em sua recente e importantíssima visita. Aqui no País ainda é novidade
uma Cátedra como essa, mas é uma realidade existente em diversos países”,
afirma. “Como já destacamos algumas vezes, universidades católicas pelo mundo
afora mantém estudos dedicados ao Judaísmo; assim como a Universidade Hebraica
de Jerusalém mantém uma área de ensino e pesquisa dedicada ao Cristianismo. Por
isso, nada mais oportuno que a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
criasse sua Cátedra de Cultura Judaica”, acrescenta.
De acordo com Goldfarb, os alunos dos
cursos da Cátedra têm um perfil bem variado. “Os cursos são instigantes para
pesquisadores, professores e estudantes
de graduação; pós-graduação nas áreas de História, Geografia, Ciências Sociais,
Economia, Serviço Social, Relações Internacionais; e professores do Ensino
Médio, assim como interessados em geral, mesmo quem não tem conhecimento prévio
sobre os assuntos abordados”, completa José Luiz Goldfarb.
Veja a ficha técnica e o “resumo” do curso “Olhares
Judaicos: Nacionalismo e Universalismo – a consagração da
diversidade”
Tópicos do curso:
O módulo estuda o pluralismo de
olhares judaicos sobre a trajetória do povo judaico na busca do ideal de
tolerância, paz e liberdade.
Aborda ainda o papel social da religião, o nacionalismo e o universalismo hebreu.
Aborda ainda o papel social da religião, o nacionalismo e o universalismo hebreu.
Estado, Religião e Ciência: a
convivência da tolerância:
- Secularismo e teocracia;
- Convivência do secularismo e religião no Estado de
Israel;
- Ciência e religião;
- Tradição e religião;
- Uma narrativa das experiências diversas de concepção de Estado
na história do povo judeu: dos reinos de Israel ao Estado secular
contemporâneo.
- Ciência e fé: ("Deus não joga dados") na visão do físico Albert
Einstein a partir de sua célebre frase em seus trabalhos "Como Vejo o Mundo" e
"A Carta de Deus".
Diálogo Inter-religioso no Século
XXI:
- A reconciliação Vaticano e judaísmo no século. XXI: da Encíclica
de João Paulo II, a "Jesus de Nazaré" volume 3 de Bento XVI e "A Cutura do
Diálogo", Papa Francisco.
Nacionalismo e
Universalismo:
- O debate histórico dentro do judaísmo da questão universalismo
versus nacionalismo, a partir de do debate de Karl Marx em "A Questão
Judaica".
Antissemitismo X
Tolerância:
Uma
análise ampla do fenômeno do antissemitismo e suas várias formas de expressão
nos EUA no século XX, tendo como alicerce o caso do casal Rosenberg nos
EUA.
Professor: Mauro David Cukierkorn. É
graduado em História PUC-SP (1987) e membro do Conselho Editorial da Revista
Projeto História, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP
(1995-96). Atuou na área de ensino como docente da disciplina de História em
diversas escolas da capital e interior de São Paulo, nos níveis Fundamental e
Médio, bem como em cursos pré-vestibulares e preparatórios para o ENEM.
Desenvolveu material didático para cursos pré-vestibulares e redigiu textos
sobre História do Brasil para o programa Turma da Cultura, na TV Cultura.
Atualmente, desenvolve projetos nas áreas de Educação e Cultura.
Quando: oito aulas de
duas horas cada, às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, com início dia 10 de
setembro e término no dia 29 de outubro.
Inscrição:
até o dia 3 de
setembro pelo site ou 10 de setembro pessoalmente
Valor total do
curso: R$ 400,00 (em
quatro parcelas de R$ 100,00).
A primeira aula
é aberta.
A quem o curso
se destina: pesquisadores, professores e estudantes de
graduação; pós-graduação nas áreas de História, Geografia, Ciências Sociais,
Economia, Serviço Social, Relações Internacionais; e professores do Ensino
Médio, assim como interessados em geral, mesmo quem não tem conhecimento prévio
sobre os assuntos abordados
Informações pelo telefone 11-3124-9600 ou através do link http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/historia-judaica-olhares-judaicos-nacionalismo-e-universalismo-a-consagracao-da-diversidade
Sobre a Cátedra de Cultura
Judaica
Instalada em
novembro de 2010, a Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP tem como objetivo a
promoção de estudos diversos de relevância da Cultura Judaica, em aspectos como
a língua hebraica, judaísmo bíblico e contemporâneo, políticas internacionais e
história dos povos antigos. Busca também criar instrumentos para a
compreensão e fomento ao diálogo intercultural e fortalecimento do diálogo
inter-religioso, assim como identificar e valorizar o papel das comunidades
judaicas na formação sociocultural do Brasil, discutir a diversidade cultural,
sob a temática da promoção de valores éticos a partir da perspectiva
judaico-cristã; apoiar o desenvolvimento de pesquisas de demanda sobre
judaísmo-cristianismo e a nacionalidade brasileira; articular ações entre os
setores público, privado, universitário e governamental para a utilização de
conteúdos de referência no ensino; sugerir a adoção de conteúdos e
disciplinas de temáticas pertencentes aos estudos sobre cultura judaica nos
cursos de graduação e pós-graduação, produzir a difusão de conhecimentos a
respeito de cultura judaica, capacitar professores e alunos de escolas públicas
e particulares de Ensino Médio com relação aos diálogos inter-religiosos,
identificar e avaliar experiências internacionais e promover
debates com dirigentes e sociedade.
A criação da
Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP foi aprovada no Conselho Universitário
(Consun) do mês de outubro de 2010, por unanimidade. O processo de sua criação,
no entanto, vem se desenrolando desde o final de 2009, quando o
secretário-executivo da Fundação São Paulo, José Rodolpho Perazzolo, esteve em
Roma para um encontro de universidades católicas, onde a questão foi levantada.
De volta ao Brasil, em conjunto com o reitor, iniciou o processo de criação de
uma área de estudos judaicos na PUC-SP.
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