A Semana do Presidente- Coluna : Andrea Funaro, Chieko Aoki, Desirée, Kiara Sasso, Silvio Santos, Lilian Gonçalves, Ana Luiza Trajano, Helena Caio.
Helena Caio, empresária e diretora
criativa da marca homônima, recebeu na segunda-feira (25) convidados no seu
Alelier, no bairro Cidade Jardim (São Paulo) para um almoço em comemoração ao
aniversário de Andrea Funaro. O local já é conhecido por eventos impactantes,
sempre para convidados especiais que buscam a exclusividade da coleção de peças
em couro desenvolvidas pela estilista.
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Entidade presidida pela chef Ana Luiza Trajano anuncia uma série de novidades: site, websérie de receitas, cursos, parceria com a FMU e com o Pão de Açúcar
O Instituto Brasil a gosto, dedicado a pesquisas e resgates das tradições gastronômicas nacionais, apresenta novidades e seus planos para 2018.
Juntos somos mais fortes
#pelacozinhabrasileira
Para coordenar tantas iniciativas, um time foi escalado por Ana Luiza: Erika Chou, executiva do mercado financeiro, é quem responde pela direção administrativa; Bel Moherdaui, jornalista com vasta experiência em veículos como Claudia, Vogue e Veja, é a diretora de conteúdo, que tem em seu núcleo Leticia Rocha, jornalista especializada em gastronomia e mestre em Cultura Alimentar. Karina Pereira e Marizete Santos, cozinheiras que acompanham a chef desde o princípio do restaurante Brasil a Gosto, comandam as panelas em feiras e eventos dos quais o Instituto participa. Para complementar, um conselho multidisciplinar com nomes como a chef Roberta Sudbrack, as executivas Chieko Aoki e Sônia Hess, o consultor Charles Piriou, e o empresário Alexandre Canatella (CEO e co-fundador do Cybercook) e a chef, pesquisadora e ativista Jussara Dutra.
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Aconteceu na noite de ontem o show Silhuetas, da atriz e
cantora Kiara Sasso, no Teatro Porto Seguro.
Kiara
Sasso relembrou grandes parcerias de palco e recebeu convidados especiais.Saulo
Vasconcelos, com quem contracenou em sete produções e formou cinco
casais, Kacau Gomes e Li Martins, para relembrar
icônicas personagens e inesquecíveis canções.
Lílian Gonçalves e seu ídolo
Silvio Santos esta semana. Lílian será jurada do novo reality show musical do
programa de Gugu Liberato na Record!***
Ana
Luiza Trajano transformou o Brasil a Gosto em Instituto. Sediado na FMU, o IBAG
está de cara e proposta nova. Tem cursos, tem site novo com muito conteúdo, tem
canal no Youtube e tem linha de produtos em parceria com o Pão de Açúcar.
O Instituto Brasil a Gosto está de cara, casa e proposta novas
Entidade presidida pela chef Ana Luiza Trajano anuncia uma série de novidades: site, websérie de receitas, cursos, parceria com a FMU e com o Pão de Açúcar
O Instituto Brasil a gosto, dedicado a pesquisas e resgates das tradições gastronômicas nacionais, apresenta novidades e seus planos para 2018.
Sala de aula
No
início do ano, Ana Luiza Trajano deu assistência para a concepção da primeira
pós em gastronomia da FMU, parceira do Instituto desde o fim do ano passado.
Lançado em março, o curso é dividido por ingredientes e não biomas, e tem a
chef como professora convidada dos módulos da mandioca e do milho.
Dando
sequência ao desafio de propagar o conhecimento sobre cozinha brasileira, agora
em maio começam os primeiros cursos livres no Instituto Brasil a Gosto. Com um
ou mais módulos, comprados pela plataforma da FoodPass, eles serão oferecidos
na sede do Instituto, na Liberdade. O primeiro terá como tema os Queijos
Brasileiros e será ministrado pelo Mestre Queijeiro Bruno Cabral. Acontece nos
dias 2, 7 e 10 de maio, quando os alunos poderão fazer uma degustação de
queijos acompanhados por vários tipos de mel de abelhas nativas, apresentados
por Eugênio Basile, da MBee. Outros cursos já programados são: Pães de
Fermentação Natural, com Luiz Américo Camargo; Kombucha, Refrigerantes
Naturais e Conservas, com a Companhia dos Fermentados; e Bebidas Brasileiras
(cachaças, cervejas, vinhos, drinques e garrafadas).
Brasilagosto.org
Um dos pilares do Instituto Brasil a Gosto, fundado pela chef Ana Luiza Trajano há dois anos, é promover e divulgar conhecimento sobre a cozinha brasileira. Para isso, além de livros (Básico - Enciclopédia de Receitas do Brasil; Misture a Gosto; Cardápios do Brasil; e Brasil a Gosto), a entidade passa a contar com uma forte plataforma digital.
Um dos pilares do Instituto Brasil a Gosto, fundado pela chef Ana Luiza Trajano há dois anos, é promover e divulgar conhecimento sobre a cozinha brasileira. Para isso, além de livros (Básico - Enciclopédia de Receitas do Brasil; Misture a Gosto; Cardápios do Brasil; e Brasil a Gosto), a entidade passa a contar com uma forte plataforma digital.
Entra
no ar agora o site brasilagosto.org. Em português e inglês, ele é
muito mais do que um canal institucional. Tem uma área para publicação de
novidades, divulgação de eventos e cursos, apresentação de pesquisas, compartilhamento
de histórias, assim como um banco de dados de receitas e ingredientes
nacionais, que será alimentado gradativamente com o material coletado pelos
últimos 15 anos de pesquisa da chef.
Pelo
site também será possível acompanhar os projetos do Brasil a Gosto, comprar
seus produtos, se engajar como voluntário, se inscrever em cursos e fazer
doações à instituição – divididas em planos de valores diferentes, partindo do
Tira-gosto, de 25 reais.
Junto
com ele foi feita a reformulação das redes sociais do Brasil a Gosto,
facebook.com/Brasilagosto e Instagram.com/InstitutoBrasilaGosto, alimentadas
com notícias, histórias, receitas e imagens da cozinha brasileira.
O
Instituto também inaugura seu canal no Youtube. Lá está sendo lançada a
primeira série de vídeos passo a passo totalmente voltada a receitas
tradicionais da cozinha nacional. Broa de milho, arroz carreteiro, acarajé e
bobó de camarão são alguns dos pratos que serão explicados em vídeos curtos,
didáticos e dinâmicos.
Juntos somos mais fortes
Este
é um dos motes do Instituto, que busca ações em que possa interligar os vários
elos da cadeia. Um dos frutos desta preocupação é a linha Caras do Brasil, que
leva para as gôndolas de 80 lojas do Pão de Açúcar artigos de pequenos e médios
produtores comprometidos com a gestão e a produção sustentável de seus
negócios, selecionados a partir de uma curadoria do Brasil a Gosto. “Foram anos
de trabalho garimpando esses artesãos da cozinha brasileira, pessoas que
merecem destaque, mas que raramente têm a chance de se colocar dentro de uma
grande rede de varejo”, diz Ana Luiza. Hoje a linha conta com 20 fornecedores
regionais ativos e um portfólio com mais de 70 produtos de diferentes regiões
do Brasil, entre farinhas, geleias, mel, castanhas e até artesanato.
Em
2018, o desafio é colocar em ação outro projeto que tem como meta conectar a
cadeia gastronômica nacional. Desta vez, o Instituto Brasil a Gosto une-se à
Embrapa, em um projeto que começa piloto na unidade do Clima Temperado, em
Pelotas, mas que tem intenção de se expandir para as demais regiões.
#pelacozinhabrasileira
Para coordenar tantas iniciativas, um time foi escalado por Ana Luiza: Erika Chou, executiva do mercado financeiro, é quem responde pela direção administrativa; Bel Moherdaui, jornalista com vasta experiência em veículos como Claudia, Vogue e Veja, é a diretora de conteúdo, que tem em seu núcleo Leticia Rocha, jornalista especializada em gastronomia e mestre em Cultura Alimentar. Karina Pereira e Marizete Santos, cozinheiras que acompanham a chef desde o princípio do restaurante Brasil a Gosto, comandam as panelas em feiras e eventos dos quais o Instituto participa. Para complementar, um conselho multidisciplinar com nomes como a chef Roberta Sudbrack, as executivas Chieko Aoki e Sônia Hess, o consultor Charles Piriou, e o empresário Alexandre Canatella (CEO e co-fundador do Cybercook) e a chef, pesquisadora e ativista Jussara Dutra.
O
objetivo é reunir cada vez mais nomes no movimento #pelacozinhabrasileira e
levar o patrimônio alimentar cultural do país para mercados, feiras,
supermercados e mesas de todos os brasileiros.
Chieko Aoki, uma lenda na hotelaria do Brasil |
Assista
ao vídeo-manifesto do Instituto Brasil a Gosto em: youtu.be/GSbcRSxndsI
site:
www.brasilagosto.org
Instagram:
@institutobrasilagosto
Facebook.com/Brasilagosto
Youtube:
Instituto Brasil a Gosto
Sobre o Instituto Brasil a Gosto
O
Instituto Brasil a Gosto é um instrumento de difusão da cultura e dos costumes
nacionais por meio da gastronomia. Baseia-se em pesquisas teóricas e empíricas
por todo o país. Sua missão é fomentar projetos que valorizem os ingredientes
nacionais e garantam sua acessibilidade ao público. Por meio do diálogo e da
troca de experiências, o Instituto Brasil a Gosto luta para que a autêntica
cozinha brasileira, arraigada em técnicas, saberes e produtos, seja uma
realidade nos fogões e nas mesas de todas as casas do país.***
A Cantora Desirée Spolidoro reuniu novamente uma turma do "High" paulistano para seu "Concerto de Inverno" no restaurante Quattrino de Mery e Norma Nigri. Desirée fez uma entrada triunfal na Ferrari do empresário Nelo Marancini.
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