TAISA NASSER LANÇA NA POLÔNIA LIVRO DE ARTE “ALCHEMIE DER FARBEN – ALCHEMY OF COLORS”

Cracóvia, Polônia – Em 12 de outubro, na presença da arquiteta e artista contemporânea brasileira TAISA NASSER, foi lançado o livro “ALCHEMIE DER FARBEN – ALCHEMY OF COLORS” na Fundação Judaica (Center for Jewish Culture) de Cracóvia. O lançamento contará com a participação ilustre de Joachim Russek, personalidade que recebeu a Bundesverdienstkreuz, a ordem de mérito federal da Alemanha, devido a seu amplo engajamento em favor da relação entre Polônia e Alemanha.

Organizado pelo curador alemão Elmar Zorn, o livro “ALCHEMIE DER FARBEN – ALCHEMY OF COLORS” abrange o momento especial na vida e obra de Taisa Nasser com sua instalação “Klarheit / Lucidité”, a qual (composta por filme, áudio e telas grandes) foi exposta tanto no Grand Palais em Paris, quanto no salão da Embaixada Brasileira em Berlim. Lançado em inglês e alemão pela editora Damm und Lindler, o livro inclui um prefácio do aclamado historiador de arte Dieter Ronte e textos do curador Jochen Boberg. A obra ainda apresenta um importante manifesto de Taisa Nasser, cujos trabalhos conceituais são o resultado de sua pesquisa filosófica a respeito da ampliação e transformação da consciência humana.

“No evento, farei uma homenagem aos artistas que foram condenados por terem feito uma arte à frente de seu tempo, em uma dimensão de espírito que hoje é almejada pela física quântica. Artistas como Wassily Kandinsky e Franz Marc do ‘Almanaque o Cavaleiro Azul’, bem como ícones da Bauhaus, que além da vida tiveram muitas de suas obras destruídas”, diz Nasser. “Após 100 anos, deixarei em Cracóvia a questão que direciona minha investigação na arte: até quando a humanidade viverá sem união entre corpo e mente, sombra e luz, matéria e espírito?”

Bens Espirituais por Franz Marc = É estranho que o ser humano atribua valores tão diferentes a bens espirituais e materiais. Se, por exemplo, alguém conquista para sua pátria uma nova colônia, então é aclamado por todo o país. Não se hesita, nem por um dia, em tomar posse de tal colônia. Com igual júbilo se saúdam as conquistas técnicas. Mas, se alguém se atreve a presentear sua pátria com um novo bem puramente espiritual, este é quase rechaçado com fúria e alvoroço; seu presente torna-se suspeito e procura-se eliminá-lo de todos os modos; se fosse permitido, ainda hoje se atearia fogo ao doador por sua dádiva. DER BLAUE REITER (Munique 1912), reeditado no Brasil pelo Museu Lasar Segall e pela EDUSP (São Paulo 2013).

Sobre Taisa Nasser:



Lançamento
Data: Sábado, dia 12/10/2013
Horário: às 15h
Local: na Fundação Judaica, Center for Jewish Culture, Beera Meiselsa 17 – Kraków, Polen
Telefone: + 48 12 430 64 49
Internet: www.judaica.pl



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL