Brazilian Day em Nova Iorque Curiosidades e informações

Festa brasileira em Nova Iorque, o Brazilian Day, em homenagem à Independência do Brasil. Próximo dia 1º. De setembro- Domingo.


Atualmente o evento Brazilian Day em Nova Iorque figura entre os maiores eventos étnicos da capital do mundo com um ano de preparação.
Caravanas vindas de diversas partes dos Estados Unidos tornaram ao longo dos anos uma movimentação significativa. Só da área da Nova Inglaterra deslocam-se este ano 2013 cerca de 80 ônibus que recebem tratamento especial do evento para que possam usufruir de vantagens, tais como assistir os shows numa área reservada. 
Toda estrutura do Brazilian Day é montada em cerca de 7 horas.
A produção de montagem envolve um contingente de cerca de 250 pessoas.
O Brazilian Day localizado na Sexta Avenida, envolve a paralização de 25 quarteirões, com reflexo em duas artérias importantes da cidade. A Quinta Avenida e a Broadway.

O que mais chama a atenção dos turistas e do publico que atende ao evento é sem duvida, a alegria contagiante dos brasileiros vindos dos mais longínquos pontos dos Estados Unidos.

Tudo cronometrado deve terminar pontualmente as 6 horas da tarde. Cerca de três horas depois, todo o trafego volta ao normal na chamada “Big Apple”. 

Para as pessoas que querem ver o show de perto e em um local privilegiado a melhor opção são os camarotes em uma área de acesso ao back stage, onde os convidados podem ser fotografados ao lado de seus ídolos.

Como um dos eventos mais seguros e sem registro de incidentes, o Brazilian Day conta com o apoio de 250 policiais durante todo o dia.

Uma das maiores preocupações da produção é com a limpeza da área onde acontece o evento. Depois da realização do evento são recolhidas toneladas de lixo, e em fração de horas as ruas estão limpas.
O evento tem cobertura de mídia internacional e dos grandes canais de televisão americanos.
Musa do Brazilian Day
Todos os anos é eleita a Musa do Brazilian Day, sendo que as candidatas devem ser brasileiras, e escolhidas por um júri de profissionais artísticos e da imprensa, juntamente com o publico num evento popular que acontece no sabado.
O Brazilian Day tornou-se um festival multicultural com vendedores e expositores na divulgação de produtos, arte, culinária e folclore de vários países.

Pelo palco do Brazilian Day já passaram os mais expressivos nomes da música brasileira. Muitos homenageados pelos seus feitos, pelas suas carreiras e conquistas. Dezenas de artistas internacionais e celebridades que já passaram pelo Brazilian Day como as top models Naomi Campbell, Adriana Lima, Gloria Gaynor, Thelma Houston, Billy Paul, The Emotions, Taste of Honey e Roberta Flack.
Brazilian Day em Nova Iorque: uma operação gigante
No sábado que antecede o evento, acontece a tradicional Feijoada do Brazilian Day oferecida pela Churrascaria Plataforma no elegante Tribecca Restaurante. Um encontro memorável dos artistas do evento, convidados especiais e imprensa.Ou seja: a mais brasileria das Churrascarias dos Estados Unidos, a deliciosa Plataforma organiza e oferece suas delícias nas dependências do elegante e badalado restaurante Tribecca.
Nos bastidores do evento os convidados do Brazilian Day, dos dois camarotes, são recebidos com um buffet especial com muitas delícias do Brasil.

Uma das curiosidades do publico é como os artistas são escolhidos e quais as suas exigências. Geralmente, os artistas escolhidos como atração principal participam do evento a convite do Brazilian Day e da TV Globo Internacional. É feita uma pesquisa com leitores do jornal The Brasilians, (que produz o evento) e sugestões enviadas para a Globo Internacional.
Alguns artistas veem a oportunidade de um salto em suas carreiras mesmo no que momento estejam desfrutando de prestigio no Brasil. Entendem que fazer um show em Nova York para um publico multicultural e internacional, representa algo mais do que uma simples apresentação.

Curiosamente, muitos se emocionam e pedem para voltar.

Os únicos artistas brasileiros que se apresentaram no Brazilian Day mais de uma vez foram, Elba Ramalho, Asa de Águia, Lulu Santos, que foi o primeiro, Sandra de Sá e Carlinhos Brown.

Durante o Brazilian Day são consumidas toneladas de diferentes tipos de comida de vários países, em suas muitas tendas, que devem obedecer aos padrões e exigências de limpeza e higiene do severo Sanitation Department da cidade de Nova York.

Todos os expositores obrigatoriamente devem retirar uma licença especial junto aos órgãos competentes da cidade.

Das especialidades da cozinha brasileira, os pratos preferidos são a Feijoada e o Feijão-tropeiro.

Dos quitutes, o campeão é o pastel seguido da coxinha e da deliciosa empadinha.

Vale lembrar que na rua é proibido o consumo de álcool de qualquer espécie. Este detalhe, ajuda a manter o clima de euforia dos brasileiros e do publico em geral sem o registro de nenhum tipo de incidente, tornando o evento uma dos mais seguros da cidade.
Todos os anos os prefeitos são convidados, mas a organização evita a apresentação de políticos para não ter uma descaraterização da proposta que é exatamente a celebração das conquistas brasileiras e enaltecer o Brasil. 
Muito obrigado!

Entrevistas e informações adicionais:
Joao de Matos, Produtor do Brazilian Day
President
BACC TRAVEL
Email: go2rio@aol.com
www.bacctravel.com
www.clickandfly.com
www.brazilianexpress.com
www.brazilianday.com

Edilberto Mendes, Produtor do Brazilian Day
Editor in Chief
The Brasilians
(212) 398-6464 • Ext. 3500






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej