- A ação de merchandising faz parte da estratégia
da Volkswagen para comunicar os atributos do mais novo modelo da marca
- Fusca da nova era destaca-se pela dinâmica e
esportividade
Hoje (01/10), a partir das 19 horas, o Fusca, nome dado ao Beetle no Brasil,
marcará presença na estreia da nova novela da Rede Globo, “Guerra dos Sexos”. A
ação faz parte da estratégia da Volkswagen para comunicar os atributos do mais
novo modelo da marca, gerando curiosidade e grande expectativa do público para a
chegada do Fusca ao mercado.
Além da grande audiência da novela das 19h, com média superior a 22 milhões
de telespectadores, segundo o IBOPE, "Guerra dos Sexos" é um remake de uma das
novelas mais marcantes e de grande sucesso da emissora, o que a torna o programa
ideal para a primeira exibição da volta deste ícone, o Fusca.
Ao longo da novela, outras ações com modelos da Volkswagen serão realizadas,
sempre destacando seus atributos e diferenciais.
Fusca da nova era
No dia 24 de setembro, em evento realizado em São Paulo, a Volkswagen
anunciou que venderá o modelo no Brasil e que a novidade estará presente no
Salão do Automóvel de São Paulo. Totalmente novo, o modelo será chamado no
mercado nacional de Fusca, resgatando o nome de um dos modelos mais emblemáticos
da Volkswagen. O Fusca está entre os automóveis mais bem sucedidos de todos os
tempos, com 21,5 milhões de unidades vendidas no mundo, das quais mais de 3
milhões no Brasil.
Nessa nova era do Fusca, a Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome
do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada
mercado ao longo da sua história. Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”,
nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o
nome Maggiolino. No Brasil não poderia ser diferente. O Fusca é um dos carros
mais lembrados, reconhecidos e carismáticos do mercado brasileiro.
Mais do que um carro eficiente, o Fusca sempre ocupou um lugar especial no
coração das pessoas. As crianças o desenhavam quando queriam representar um
carro e os brasileiros se identificaram com o Fusca, um carro extremamente ágil
e confiável, que conquistou a simpatia de todos e invadiu ruas e estradas do
País.
Fusca do século 21
Outro fator que contribuiu para o ressurgimento do nome Fusca é que a
história do Fusca no Brasil se confunde com a própria história da
industrialização brasileira e é parte memorável do cotidiano do povo desde os
anos 50. O Fusca, no mundo, é um ícone. E como tal, possui bagagem cultural
própria. Esse peso histórico e afetivo faz do Fusca um patrimônio da
Volkswagen.
Mais do que o nome, o Fusca da nova era traz linhas de design e detalhes
internos tendo como referência o primeiro Fusca. A nova geração do Fusca chega
para ser um veículo com grande valor emocional, repleto de tecnologia e
qualidade de última geração – atributos indispensáveis para o seu público-alvo:
as pessoas que buscam um estilo de vida diferenciado.
Fabricado em Puebla (México), o Fusca – que estreou mundialmente no Salão de
Xangai, em abril de 2011, com o nome Beetle – desembarca no mercado brasileiro
em novembro de 2012. Concebido para o mercado global, é o Fusca mais potente de
todos os tempos, com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que
desenvolve 200 cv de potência, acoplado à transmissão de seis marchas DSG
(Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem. Esse conjunto mecânico faz com que o
Fusca acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e alcance a velocidade
máxima de 210 km/h.
O Fusca surge para continuar o sucesso desse ícone da marca Volkswagen. Um
carro para proporcionar emoções, com comportamento dinâmico superior, atendendo
a todos os requisitos para o uso diário ou longas jornadas.
Design reinterpretado
Criar a nova geração do Fusca foi um desafio: como reinventar um design tão
forte e independente, comparável a produtos como a garrafa da Coca-Cola, o
iPhone ou os primeiros óculos Ray-ban. O chefe de Design do Grupo Volkswagen,
Walter de Silva, e o da marca Volkswagen, Klaus Bischoff, foram capazes de
entender o espírito do carro e da marca e, a partir disso, estabelecer um
objetivo: "criar um novo original".
Foi pensando assim que chegaram ao design do Fusca - um carro à altura do
presente e, ao mesmo tempo, um tributo à semente de toda uma corporação. E não
deixaram dúvidas: quem juntar o primeiro Fusca e o Fusca da nova era,
observando-os de perfil, verá que as linhas da parte traseira são praticamente
idênticas.
Em relação ao New Beetle de 1998, nada permaneceu igual. "O Fusca se
caracteriza por uma clara e dominadora esportividade. Não tem apenas um perfil
mais baixo: é mais largo, o capô dianteiro é mais longo, o para-brisa foi mais
para trás, criando um novo dinamismo", explica Bischoff. A nova geração do Fusca
é mais ousada, mais dinâmica e mais masculina. Interior mostra
personalidade.
Isto se nota principalmente no novo painel. As formas e o uso da cor na
superfície plana do painel remetem ao design do primeiro Fusca. De forma similar
ao primeiro Fusca, o novo carro tem um porta-luvas adicional integrado à
superfície do painel, cuja tampa se abre para cima (a do compartimento standard,
integrado a ele, abre-se para baixo).
Outro equipamento clássico são os instrumentos auxiliares, posicionados acima
do sistema de áudio e navegação: temperatura do óleo, relógio com cronômetro e
medidor da pressão do turbo. Também são novidade os novos volantes especialmente
criados para o Fusca, com detalhes pintados nos raios.
O novo Fusca proporciona uma experiência de direção muito mais esportiva, a
começar pela forração em preto do teto no interior do veículo. No mercado
brasileiro, o Fusca contará com várias opções de personalização, que vão desde a
tonalidade da iluminação na lateral das portas ao acabamento de couro bicolor
dos bancos. Tudo isso, com qualidade de materiais internos que excede a
expectativa dos consumidores mais exigentes. |
Comentários
Postar um comentário