EVENTO DÁ DICAS DE COMO POTENCIALIZAR A MARCA NA COPA DO MUNDO E NOS JOGOS OLÍMPICOS

Segunda edição do Like The Future trouxe palestras sobre como ativar uma empresa nos grandes eventos realizados no Brasil


São Paulo, 20 de março de 2013 – Durante a segunda edição do LIKE THE FUTURE, realizado ontem (19) pelo LIDE FUTURO, liderado por Patrícia Meirelles, os palestrantes Renato Loes, CEO da Dentsu; Fabio Laudisio, diretor de esportes da Dentsu; Paulo Focaccia, sócio da Focaccia Amaral e Salvia Advogados; Paulo André, jogador do Corinthians; e William, ex-capitão do Corinthians, debateram com o público presente sobre os grandes eventos esportivos no Brasil.

Após o anuncio da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no País, o esporte entrou de vez na cabeça das empresas brasileiras, que passaram a considerar esses dois grandes eventos como fundamentais dentro da comunicação de sua marca corporativa. De acordo com Renato Lóes, CEO da Dentsu, a Copa é o evento de maior audiência no mundo. “As empresas precisam aproveitar esse momento como fonte de exposição”. O executivo destacou o alto custo de ativação das marcas. “Quando você não é patrocinador oficial de grandes eventos e não tem muito budget para investir, o segredo é pegar carona na data e entusiasmar o consumidor de maneira criativa”, explicou.

Para Paulo Focaccia, sócio da Focaccia Amaral e Salvia Advogados, a indústria do esporte é considerada uma das mais lucrativas e as empresas de iniciativa privada querem entrar em campo. “Independentemente da verba que a empresa tem, as oportunidades existem e as chances de exposição também”, explica Paulo. Focar em ações menores e planejar com antecedência, sempre atento à ética, pode ser uma saída para não ficar de fora.

Engajamento, aderência, constância e fidelidade foram os quatro pontos levantados por Fabio Laudisio, diretor de esportes da Dentsu. “Quando você está conversando com o consumidor, via anúncio, naquele momento você está sendo amigo dele. É extremamente importante tomar cuidado com a maneira que a sua mensagem vai chegar à outra ponta”, alerta Fabio.

Para o diretor de esportes da Dentsu, hoje o modo mais eficaz de impactar uma marca – de maneira positiva e negativa -, além das campanhas tradicionais, é o compartilhamento via redes sociais. “Para que algo funcione é preciso contar uma história. Quanto mais interessante a experiência, mais compartilhamentos ela terá”, disse.

Do gramado para os palcos
Paulo André, jogador do Corinthians, iniciou a palestra dando destaque à palavra posicionamento. “É importante saber aproveitar a demanda gerada pelos eventos esportivos e inserir, ou seja, posicionar sua marca de maneira correta no mercado”, afirmou o zagueiro. O atleta relembrou suas experiências no futebol, ressaltando as dificuldades que todos passam para alcançar o objetivo final, que é se tornar um jogador de sucesso.

Já, William, ex-capitão do Corinthians, destacou o papel da liderança nas diversas áreas da vida. “Quem é líder precisa sempre manter os pés no chão e tomar a decisão correta. Em uma empresa, por exemplo, um bom líder é aquele que atinge bons resultados em parceira com a sua equipe e preserva a harmonia no ambiente”.

Para Patricia Meirelles, presidente do LIDE FUTURO, a segunda edição do Like The Future trouxe lições que podem alertar quem planeja usar a Copa do Mundo como uma fonte de exposição de marcas. “O time de palestrantes se importa com as pessoas e, principalmente, em como impactá-las. O encontro reforçou a proposta desses líderes, de que é fundamental constituirmos cada vez mais conexões”.

Para João Doria Jr., presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, uma das principais lições aprendidas no evento é a de que “o empreendedor tem que saber usar a paixão com a razão e a determinação deve ser vista como uma meta a ser atingida”.

PESQUISA LIDE – FGV: PERFIL DO LIDE FUTURO – Durante o evento, foi realizada a segunda edição da pesquisa de perfil LIDE FUTURO pelo Índice LIDE-FGV. O apontador mostra que 51% dos jovens presentes estão empreendendo atualmente, e 10% estão estudando e buscando colocação no mercado de trabalho. 81% dos presentes pretendem estar empreendendo daqui dez anos e 11% se veem em carreira executiva.

Em relação à dificuldade para empreender, 30% consideram o capital grande ponto a ser enfrentado, contra 24% que relacionam essa dificuldade com a experiência e 18% a contatos. Para 45%, o atual cenário do País é bom e para 3% é ruim. Para o futuro, 70% responderam que este cenário poderá ser melhor, 27& igual e apenas 3% ruim.

Com relação às áreas que precisam melhorar, 70% destacam a educação, 12% infraestrutura, 14% política, 3% segurança e 1% saúde. 43% dos filiados do LIDE Futuro buscam relacionamento, 21% conteúdo e 17% negócios e eventos. Questionados sobre o desafio de infraestrutura para o Brasil ter sucesso na Copa 2014 e Olimpíadas de 2016, aeroportos, com 47% e segurança, com 41% lideram na opinião dos jovens.

SOBRE O LIDE FUTURO - O LIDE FUTURO é a vertente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, fundado por João Doria Jr., que reúne jovens e potenciais líderes do futuro do País. Comandado por Patricia Meirelles, administradora e relações públicas, com o apoio de um comitê gestor de 11 integrantes, tem o propósito de ser um grupo de referência para o público jovem e contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Para isso, compartilha experiências, fomenta práticas de sucesso no ambiente empresarial, potencializa talentos dos jovens, apoia programas educacionais e de responsabilidade socioambiental, promove networking, além de dar suporte aos jovens para cargos de liderança empresarial.
 Renato Loes, da Dentsu
 Paulo André
 William Machado

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