EVENTO DÁ DICAS DE COMO POTENCIALIZAR A MARCA NA COPA DO MUNDO E NOS JOGOS OLÍMPICOS
Segunda edição do Like The
Future trouxe palestras sobre como ativar uma empresa nos grandes eventos
realizados no Brasil
São Paulo, 20 de março de 2013
– Durante a
segunda edição do LIKE THE FUTURE, realizado ontem (19) pelo LIDE FUTURO,
liderado por Patrícia Meirelles, os palestrantes Renato Loes, CEO da Dentsu;
Fabio Laudisio, diretor de esportes da Dentsu; Paulo Focaccia, sócio da Focaccia
Amaral e Salvia Advogados; Paulo André, jogador do Corinthians; e William,
ex-capitão do Corinthians, debateram com o público presente sobre os grandes
eventos esportivos no Brasil.
Após o anuncio da Copa do Mundo
e dos Jogos Olímpicos no País, o esporte entrou de vez na cabeça das empresas
brasileiras, que passaram a considerar esses dois grandes eventos como
fundamentais dentro da comunicação de sua marca corporativa. De acordo com
Renato Lóes, CEO da Dentsu, a Copa é o evento de maior audiência no mundo. “As
empresas precisam aproveitar esse momento como fonte de exposição”. O executivo
destacou o alto custo de ativação das marcas. “Quando você não é patrocinador
oficial de grandes eventos e não tem muito budget para investir, o segredo é
pegar carona na data e entusiasmar o consumidor de maneira criativa”,
explicou.
Para Paulo Focaccia, sócio da
Focaccia Amaral e Salvia Advogados, a indústria do esporte é considerada uma das
mais lucrativas e as empresas de iniciativa privada querem entrar em campo.
“Independentemente da verba que a empresa tem, as oportunidades existem e as
chances de exposição também”, explica Paulo. Focar em ações menores e planejar
com antecedência, sempre atento à ética, pode ser uma saída para não ficar de
fora.
Engajamento, aderência,
constância e fidelidade foram os quatro pontos levantados por Fabio Laudisio,
diretor de esportes da Dentsu. “Quando você está conversando com o consumidor,
via anúncio, naquele momento você está sendo amigo dele. É extremamente
importante tomar cuidado com a maneira que a sua mensagem vai chegar à outra
ponta”, alerta Fabio.
Para o diretor de esportes da
Dentsu, hoje o modo mais eficaz de impactar uma marca – de maneira positiva e
negativa -, além das campanhas tradicionais, é o compartilhamento via redes
sociais. “Para que algo funcione é preciso contar uma história. Quanto mais
interessante a experiência, mais compartilhamentos ela terá”,
disse.
Do gramado
para os palcos
Paulo André, jogador do Corinthians, iniciou a palestra dando
destaque à palavra posicionamento. “É importante saber aproveitar a demanda gerada pelos eventos esportivos e inserir, ou seja, posicionar sua marca de maneira
correta no mercado”, afirmou o zagueiro. O atleta relembrou suas experiências no
futebol, ressaltando as dificuldades que todos passam para alcançar o objetivo
final, que é se tornar um jogador de sucesso.
Já, William,
ex-capitão do Corinthians, destacou o papel da liderança nas diversas áreas da
vida. “Quem é líder precisa sempre manter os pés no chão e tomar a decisão
correta. Em uma empresa, por exemplo, um bom líder é aquele que
atinge bons resultados em parceira com a sua equipe e preserva a harmonia no
ambiente”.
Para Patricia Meirelles,
presidente do LIDE FUTURO, a segunda edição do Like The Future trouxe
lições que podem alertar quem planeja usar a Copa do Mundo como uma fonte de
exposição de marcas. “O time de palestrantes se importa com as pessoas e,
principalmente, em como impactá-las. O encontro reforçou a proposta desses
líderes, de que é fundamental constituirmos cada vez mais
conexões”.
Para João Doria Jr., presidente
do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, uma das principais lições aprendidas no
evento é a de que “o empreendedor tem que saber usar a paixão com a razão e a
determinação deve ser vista como uma meta a ser atingida”.
PESQUISA
LIDE – FGV: PERFIL DO LIDE FUTURO
– Durante o evento, foi realizada a segunda edição da pesquisa de perfil LIDE
FUTURO pelo Índice LIDE-FGV. O apontador mostra que 51% dos jovens presentes
estão empreendendo atualmente, e 10% estão estudando e buscando colocação no
mercado de trabalho. 81% dos presentes pretendem estar empreendendo daqui dez
anos
e
11% se veem em carreira executiva.
Em
relação à dificuldade para empreender, 30% consideram o capital grande ponto a
ser enfrentado, contra 24% que relacionam essa dificuldade com a experiência e
18% a contatos. Para 45%, o atual cenário do País é bom e para 3% é ruim. Para o
futuro, 70% responderam que este cenário poderá ser melhor, 27& igual e
apenas 3% ruim.
Com
relação às áreas que precisam melhorar, 70% destacam a educação, 12%
infraestrutura, 14% política, 3% segurança e 1% saúde. 43% dos filiados do LIDE
Futuro buscam relacionamento, 21% conteúdo e 17% negócios e eventos.
Questionados sobre o desafio
de infraestrutura para o Brasil ter sucesso na Copa 2014 e Olimpíadas de 2016,
aeroportos, com 47% e segurança, com 41% lideram na opinião dos
jovens.
SOBRE
O LIDE FUTURO
- O LIDE FUTURO é a vertente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, fundado
por João Doria Jr., que reúne jovens e potenciais líderes do futuro do País.
Comandado por Patricia Meirelles, administradora e relações públicas, com o
apoio de um comitê gestor de 11 integrantes, tem o propósito de ser um grupo de
referência para o público jovem e contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Para isso, compartilha experiências, fomenta práticas de sucesso no ambiente
empresarial, potencializa talentos dos jovens, apoia programas educacionais e de
responsabilidade socioambiental, promove networking, além de dar suporte aos
jovens para cargos de liderança empresarial.
Renato Loes, da Dentsu
Paulo André
William Machado
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