Ferreira Gullar estreia programa de crônicas na Rádio Cultura FM

São Paulo, 27 de agosto de 2013 – Na fase inicial da reformulação de sua grade, a Rádio Cultura FM (103,3) estreia nesta sexta-feira (30/8), um programa de crônicas com o poeta e escritor Ferreira Gullar. Semanal e com duas inserções, às 9h e às 18h, a atração, segundo o próprio Gullar, que começou sua carreira no rádio, será um espaço bem humorado e aberto a análises e reflexões dos mais diversos assuntos, da literatura ao comportamento humano.

Ferreira Gullar nasceu em São Luís, Maranhão, em 1930, como José Ribamar Ferreira. Trocou o registro por achar seu nome muito comum entre os maranhenses. Por isso, resolveu pegar os sobrenomes da mãe e do pai para formar o nome que toda a literatura brasileira conhece. Quando migrou para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje, participou ativamente do movimento concretista, tornando-se um poeta inovador e renomado. No final dos anos 1950, juntou-se a Lígia Clark e Hélio Oiticica para criar o neoconcretismo. Pouco depois, abandonou o grupo para fazer poesia engajada dentro dos Centros Populares de Cultura (CPCs). Entre os principais prêmios que recebeu ao longo da carreira estão o Camões, dois Jabutis e a indicação em 2002 ao Nobel de Literatura.


A partir de setembro, outros nomes expressivos das artes e da música clássica entrarão para o elenco de apresentadores de novos programas da rádio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL