No Viva a Mata, população é convocada para desfiliação em massa da ONG “Que Se Dane”

Evento gratuito da Fundação SOS Mata Atlântica, que acontece de 24 a 26 de maio, no Parque Ibirapuera, chama a atenção para a importância do debate sobre direitos e deveres ambientais

São Paulo, 15 de maio de 2013 – “A água do planeta vai acabar? Que se dane. As florestas estão sendo exterminadas? Que se dane. A poluição aniquilará a humanidade? Que se dane”.  Essas polêmicas frases, carregadas de ironia e indiferença, fazem parte do estatuto da ONG Que Se Dane (QSD), que tem divulgado nas últimas semanas, nas redes sociais Facebook e Twitter, diversas mensagens a favor do lixo na rua, de lavar a calçada com água corrente, de andar de carro sozinho e de derrubar árvores.

A ONG fictícia faz parte, na verdade, de uma ação promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica com o objetivo de convocar a sociedade para uma importante reflexão sobre o modo como o brasileiro tem lidado com os desafios ambientais do país. Reflexão esta que terá como ápice a 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio na Marquise do Parque Ibirapuera e no auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, com a temática “Direitos e Deveres Ambientais”.  

A campanha, criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, ressalta que “todo cidadão brasileiro é automaticamente filiado à QSD, um direito nato e alienável”.  “Convidamos a sociedade a renunciar à emblemática ONG, indo até o Viva a Mata e desfilando-se”, conta Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica. Todos os que aderirem, poderão tirar uma foto no evento para ser publicada nas redes sociais como um “certificado de desfiliação”. 

Antes da desfiliação em massa, que acontecerá durante o evento, qualquer cidadão que não se sinta representado pela QSD também pode fazer seus comentários e críticas em suas redes sociais utilizando-se da hashtag #aQSDnãomerepresenta.

Acesse os perfis da QSD no Facebook e Twitter em http://facebook.com/ongqsd e http://twitter.com/ongqsd.      

Confira os vídeos da campanha em:

Manifesto Que Se Dane - http://youtu.be/lXPE_iBJIQg. 
Água – Que Se Dane - http://youtu.be/EpbbjTQ8jx4. 
Árvore – Que Se Dane - http://youtu.be/YsE8G1mRg18.   
Poluição – Que Se Dane - http://youtu.be/0yGr-AQBNig.   

Viva a Mata
Realizado às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica (27/5), o Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, tem o objetivo de sensibilizar todos os cidadãos sobre a importância deste bioma e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação da Mata Atlântica. Em sua 9ª edição, o evento gratuito tem como tema “Direitos e Deveres Ambientais”. A ideia é chamar a atenção dos visitantes para sua participação nos debates da sociedade sobre as questões ambientais. 

Alinhada a isto, a Fundação SOS Mata Atlântica lançará no Viva a Mata, no auditório do MAM, uma campanha nacional pelo cumprimento do Código Florestal, que incluirá de criação um grupo de trabalho para o acompanhamento da implementação do Código Florestal na Assembleia Legislativa de São Paulo. 

Durante o evento, a organização convidará o público a fazer a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias e apoiar a fiscalização do Poder Público.

Além de provocativa, a programação do Viva a Mata contará com diversas ações interativas. Seis pavilhões – florestas, mar, ambiente urbano, água, mudanças climáticas e propriedades sustentáveis – reunirão atividades sensoriais e vivenciais sobre cada um desses temas, além de exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade e empresas parceiras.

A programação do evento conta ainda com apresentações musicais e teatros, oficinas e uma programação de seminário, debates e mesas redondas no auditório do MAM que reunirá especialistas para debaterem o Código Florestal (24/5) e a Proteção dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (25/5).

O patrocínio do Viva a Mata é do Bradesco e o apoio é da Rede Globo, Rádios Eldorado e Estadão, SPTrans e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. 

Confira a programação completa em:
http://www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/edicao-2013/. 

Faça download de imagens do Viva a Mata do ano anterior (2012) em: www.4shared.com/folder/gz3Nrqsa/1905_SegundoDia-CreditosZeroLu.html.  

Faça download do cartaz do Viva a Mata 2013 em: http://we.tl/du3G7IkBR4. 

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. 

www.sosma.org.br   
twitter.com/sosma
youtube.com/sosmata
facebook.com/SOSMataAtlantica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL