Anuário Braztoa revela crescimento de quase 9% no faturamento dos associados
BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lança a terceira
edição de seu anuário, que traz dados inéditos sobre o mercado turístico
brasileiro e mostra que as operadoras de turismo associadas à entidade – que
representam estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no país -
aumentaram seu volume de negócios em 8,41% em 2012, faturando R$ 10,7
bilhões.
“Em um cenário em que a economia brasileira
apresentou crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 0,9%, o menor
registrado em três anos, esses números merecem ser comemorados”, explica Marco
Ferraz, presidente da BRAZTOA.
Um dado significativo dessa edição do Anuário é
que, apesar da pequena queda no número de passageiros transportados, houve um
crescimento de quase 9%, o que mostra que as empresas têm oferecido muito mais
do que pacotes, mas sim viagens personalizadas, com valor agregado, adequadas ao
perfil e aos desejos de cada consumidor.
Essas operadoras transportaram
5,7 milhões de
passageiros em 2012, número que seria suficiente para lotar mais de 10 vezes, ao
mesmo tempo, todos os 12 estádios da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Também foram
geradas 13,85 milhões
de diárias em 2012, o que lotaria totalmente todos os hotéis de Nova York,
durante cinco meses.
Para o presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz, as
operadoras atuam em cada vez mais canais de venda: lojas próprias, franquias,
internet e uma rede de agentes de viagem espalhados por todas as cidades
brasileiras. O bom relacionamento entre esses profissionais e as operadoras foi
um dos fatores mais importantes para garantir os bons números de 2012. “Estes
resultados são consequência de uma política de diversificação de produtos,
qualificação da mão de obra, reposição dos custos operacionais e financeiros,
captação de novos mercado e inserção tecnológica cada vez maior na formatação de
produtos e atendimento aos clientes”, explica Ferraz.
O Anuário também mediu o detalhamento das vendas
por região. No Brasil, a região Nordeste se destaca com 56% do faturamento das
viagens domésticas, seguida pelo Sudeste com 31%, e Sul, Norte e Centro-Oeste
que, juntas, representam 13% do faturamento do setor. A América do Norte e a
Europa continuam liderando na preferência geral dos viajantes, com crescimento
do faturamento bruto das empresas que trabalham esses destinos, em 2% e 3%
respectivamente, quando comparado a 2011.
Com sua atuação mais focada em produtos
personalizados, as operadoras tiveram um grande crescimento de viagens para
países da África, Ásia e Oceania, continentes que cresceram 111% em número de passageiros e
138% em faturamento.
Esse resultado é fruto de um investimento em produtos mais sofisticados e
treinamento das equipes, que devem estar preparadas para oferecer uma
consultoria de viagem para cada cliente, com a melhor relação entre custo e
benefício.
Disponível também em aplicativo para Apple Store
e Android, o Anuário traz outros dados do mercado, entre eles o impacto das
operadoras nas diárias geradas em cruzeiros e hotéis, quantidade de
profissionais empregados e o percentual de colaboradores por departamento nas
operadoras. Destacam-se ainda análises sobre os principais desafios e
tendências do setor, além de artigos de renomados especialistas e profissionais
do mercado turístico.
Esta edição
conta com a participação do Senac, instituição pioneira no desenvolvimento de pessoas
na área de Turismo e Hotelaria, ao longo de sua trajetória, como co-realizador; com o patrocínio da Editora Europa, que trouxe inovação, disponibilizando o Anuário 2013 Braztoa
também em aplicativo; e com o Banco Daycoval, como o co-patrocinador.
“A Editora Europa, por meio da Revista
Viaje Mais, está muito satisfeita e honrada em participar do Anuário Braztoa.
Credibilidade, seriedade e vanguarda, são valores presentes neste projeto da
Braztoa, que estão alinhados com os valores que buscamos empregar em todas as
nossas ações” - Mauricio Dias - Diretor de Publicidade da Revista Viaje
Mais/Editora Europa.
Sobre a BRAZTOA
Consolidada como uma das mais importantes e
representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a
BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) congrega as mais
conceituadas empresas do setor. Atualmente, congrega 98 associados, entre
operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos
nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 90% dos pacotes
turísticos comercializados no Brasil.
Entidade sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove
ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados,
apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Entre os
objetivos da entidade está o de valorizar a atuação de seus associados em regime
de mercado organizado, liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência. Para
isso, a BRAZTOA desenvolve atividades em três vertentes: “institucional”, de
“fomento” e de “promoção e apoio à comercialização”.
Comentários
Postar um comentário