KPMG adere ao Pacto Global da ONU de fortalecimento da mulher no mercado de trabalho
Para ratificar seu compromisso com a valorização do papel da mulher no mercado
de trabalho, a KPMG no Brasil aderiu a dois grandes movimentos: o primeiro
refere-se aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, que é uma iniciativa
conjunta do Pacto Global das Nações Unidas e do UNIFEM (United Nation
Development Fund for Women, ou Fundo de Desenvolvimento para as Mulheres da
ONU); e o segundo é o +Mulher 360. A adesão aconteceu graças à iniciativa do
grupo KNOW (KPMG´s Network of Women), comitê de mulheres da KPMG no
Brasil formado para disseminar e valorizar o papel da mulher no mundo
corporativo.
No âmbito
internacional, os Princípios de Empoderamento das Mulheres são fundamentados em
práticas empresariais e auxiliam as companhias a adequar suas políticas. A
parceria do UNIFEM com o Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa
global de cidadania corporativa, com mais de 7.000 empresas participantes e
outras partes interessadas envolvidas em mais de 135 países. Os sete princípios
instituídos fornecem um conjunto de considerações que auxiliam o setor privado a
se concentrar nos elementos-chave para a promoção da igualdade de gênero no
ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade.
Entre
eles, podemos destacar o estabelecimento da liderança corporativa de alto nível
para a igualdade de gênero, o tratamento das mulheres e homens de maneira justa
no trabalho e o direito assegurado à saúde, segurança e bem-estar a todos. O
documento defende ainda a promoção da educação, treinamento e desenvolvimento
profissional para as mulheres, a implementação do desenvolvimento empresarial e
práticas de cadeia de suprimentos e marketing que empoderem as mulheres, além da
promoção de igualdade por meio de iniciativas comunitárias e de defesa. Por
último, o pacto prevê a mensuração e o relato público dos progressos obtidos no
alcance da igualdade de gênero.
Já o
+Mulher 360 é um movimento empresarial voltado
ao desenvolvimento econômico da mulher. Ele tem como objetivo articular e mobilizar o setor produtivo para ações
coordenadas e de grande impacto que contribuam para promover uma transformação
verdadeira na vida dos brasileiros, dentro e fora das empresas, além de gerar
riqueza para toda a sociedade e promover avanços efetivos na participação das
mulheres na economia do País. As ações do grupo são desenvolvidas no âmbito das
empresas, cadeia de suprimentos, inclusão social e imagem na sociedade.
Além de ter aderido ao movimento, a KPMG no Brasil faz parte do seu
conselho diretivo, formado ainda por Coca-Cola, Natura, Santander, Nestlé e
WalMart Brasil.
“Essas
duas parcerias reforçam ainda mais o compromisso da KPMG para fortalecer o papel
da mulher no âmbito empresarial. Para isso, temos nos engajado em ações
nacionais e até em nos enquadrar aos padrões internacionais”, afirma Carla
Bellangero, sócia da área de Auditoria da KPMG no Brasil e líder do KNOW.
“Globalmente, a KPMG estimula a participação da mulher na gestão e tem
como meta alcançar o número de 25% de mulheres na liderança de suas
firmas-membro até 2015”, complementa.
Sobre o
KNOW
O comitê
de mulheres da KPMG, formado em 2010, é composto por 23 executivas da empresa, e
seu principal objetivo é valorizar a atuação e a integração das mulheres à
empresa, buscando estimular que um número cada vez maior de profissionais venha
a ocupar posições de liderança na organização.
Entre as
iniciativas do grupo KNOW está a inauguração no ano passado de duas salas de
apoio à amamentação na firma em São Paulo, nas unidades Renato Paes de Barros
(no Itaim Bibi, zona oeste da capital paulista) e Vergueiro (na Vila Mariana,
zona sul). As salas servem como centros de apoio às mães recentes, que retornam
ao trabalho após a licença maternidade. O objetivo é incentivar as mulheres a
prolongarem o período de amamentação de seus filhos, mesmo após o retorno às
atividades profissionais.
Além das
salas de apoio à amamentação, o KNOW desenvolve outras importantes iniciativas,
como o Programa de Apoio à Maternidade, pelo qual uma executiva integrante do
grupo fica responsável por acompanhar a gestante desde o início da gravidez até
o bebê completar um ano, para dar orientações e auxílio para o desenvolvimento
de sua carreira e para conduzir da melhor forma o período de adaptações
necessárias à nova fase de vida, como mãe e profissional.
O grupo
integra, ainda, a Rede KNOW Global, dedicada à troca de experiências em âmbito
internacional entre as mulheres que atuam nas firmas-membro KPMG espalhadas pelo
mundo.
Sobre a
KPMG
A KPMG é uma rede
global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax
e Advisory presente em 152 países, com 145.000 profissionais atuando em
firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes
entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative ("KPMG International"),
uma entidade suíça. Cada
firma-membro é uma entidade legal
independente e separada e descreve-se como tal.
No Brasil, a empresa
tem aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 21 cidades de 12 Estados
e Distrito Federal.
Twitter: twitter.com/@KPMGBRASIL
Site: kpmg.com/BR
Atendimento à
imprensa
Ricardo Viveiros & Associados
- Oficina de Comunicação (RV&A)
Carlos Brazil
- carlos.brazil@viveiros.com.br
- 11 3736-1127 / 9347-4901
Bianca Antunes -
bianca.antunes@viveiros.com.br
- 21 3218-2024
Marcel Trinta -
marcel.trinta@viveiros.com.br
- 11 3675-5444
fernanda@viveiros.com.br
- 11 3675-5444
Twitter: twitter.com/@RVComunicacao
Facebook:
facebook.com/ricardoviveiroscomunicacao
Site: viveiros.com.br
Comentários
Postar um comentário