Manchetes, Projetos de Leis, Índices Gerais

Valor Econômico – SP
Leilão de frequências de 4G fica para junho
O leilão das frequências de 2,5 megahertz (MHz) e 450 MHz para a quarta geração de telefonia celular (4G) vai ficar para junho, de acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende. "O edital do leilão será publicado no dia 20 de abril e o leilão acontecerá 45 dias depois", afirmou Rezende durante evento promovido ontem, em São Paulo, pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp).
Ministério Público aciona MRV no Cade
Em ação inédita, o Ministério Público do Trabalho entrou com representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica contra a MRV Engenharia. Os procuradores alegam que a empresa se vale de concorrência desleal ao não respeitar as leis trabalhistas. Sua produtividade estaria crescendo na mesma proporção do número de ações individuais que vem sofrendo na Justiça.
Brasil Econômico –SP
Rede TV! nega boatos de compra, mas perde brilho para o mercado
Se não basta à mulher de César ser honesta, mas parecer honesta, devem sobrar problemas a Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo Carvalho, sócios-detentores da Rede TV! com 70% e 30% de participação no controle da emissora, respectivamente. A imagem de desalinho entre os dois - estendida a uma suposta rivalidade entre suas esposas - foi reforçada no último fim de semana, com o surgimento do boato de que o empresário Luiz Eduardo Batalha teria iniciado negociações para comprar a parte de Carvalho.
SAP tenta ganhar mercado da Totvs
A fornecedora alemã de software de gestão SAP quer mudar a representatividade das pequenas e médias empresas em sua receita no Brasil. Responsável por sistemas de gigantes como Cosan, por exemplo, a companhia tem hoje 80% do faturamento proveniente de clientes grandes, mas espera que o percentual diminua para 60% até 2015. Para que isso aconteça, a SAP aposta em um novo produto, focado nas pequenas, que estará disponível no Brasil em duas semanas.
O Estado de S. Paulo – SP
Pimentel vai ao México negociar acordo
Os ministros do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, embarcam hoje para o México com o intuito de resolver o impasse nas negociações e tentar salvar o acordo automotivo do Mercosul com o país norte-americano, em vigor há dez anos. Na semana passada, os dois ministros brasileiros deram um ultimato para que o governo de Felipe Calderón aceitasse cotas de exportação de carros e aumentasse o conteúdo local dos veículos. Os mexicanos rechaçaram o ultimato e sugeriram que uma conversa, cara a cara, talvez desse mais resultados.
Dilma revê diálogo com Congresso e troca líderes
Menos de uma semana depois de ter sido derrotada pelos senadores na recondução de Bernardo Figueiredo para a direção-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a presidente Dilma Rousseff decidiu trocar os articuladores políticos do governo no Congresso. Ela, no entanto, manteve o cargo com o PMDB, sinal de que respeita o gigantismo do partido do vice-presidente Michel Temer. Para o lugar do líder no Senado, Romero Jucá (RR), Dilma convidou o senador amazonense Eduardo Braga (AM).
Folha de S. Paulo – SP
Estoque do iPad 3 já está esgotado para venda antecipada
Menos de uma semana depois de ser lançado, o iPad 3 já está esgotado para quem encomendou antecipadamente os aparelhos pela internet, segundo um comunicado da Apple. Como os clientes que fizeram os pedidos terão de esperar entre duas e três semanas, os que optarem pela compra nas lojas terão antes o novo tablet. O iPad 3 chega no dia 16 de março às lojas de dez países, incluindo os EUA. E no dia 23 começa a ser vendido em mais 25 países. Para o Brasil, ainda não há previsão de lançamento.
Italianos criticam protecionismo brasileiro
De olho no Brasil como um importante mercado para as exportações da Itália, base para retomada do crescimento local, autoridades e empresários daquele país criticaram ontem a adoção de medidas de proteção à indústria e à moeda brasileira. Tais medidas foram prometidas pela presidente Dilma Rousseff em recente viagem à Alemanha. "A história mostra que protecionismo reduz a competitividade, gera preguiça e atrasa estímulos para investimentos", afirmou o diretor-geral do Banco da Itália, o banco central do país que pertence à zona do euro, Fabrizio Saccomanni, durante o seminário "Brasil e Itália no contexto global: experiências e modelos de desenvolvimento".
O Globo – RJ
Senado corre para legalizar a multiplicação de cargos
Engavetada desde 2009, a reforma administrativa do Senado tem votação prevista para amanhã, mas está longe da ideia original de restringir a 25 o número de funcionários de confiança nos gabinetes. Agora, a proposta é permitir que cada senador possa empregar 55 servidores. Hoje, cada gabinete tem 12 cargos comissionados, que podem ser desdobrados em até 76, como mostrou O GLOBO domingo e ontem.
Ética: relator quer Pimentel investigado
O conselheiro Fábio Coutinho, relator da representação feita à Comissão de Ética da Presidência contra o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, defendeu ontem a abertura de um procedimento ético. Coutinho concluiu que Pimentel deve explicações, diante dos indícios de “quebra de decoro”. Em 2009 e 2010, quando ainda não era ministro, Pimentel faturou cerca de R$ 2 milhões por consultorias e palestras, parte delas não realizada.
Correio Braziliense – DF
Mais IOF leva dólar a R$ 1,80
O governo deu ontem mais um sinal de que não ficará apenas na promessa de proteger a economia do país da enxurrada de dólares, que valoriza o real e tira a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. O Palácio do Planalto baixou decreto no qual ampliou para cinco anos o prazo dos financiamentos realizados fora do país que terão de pagar 6% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Há menos de duas semanas, o Ministério da Fazenda havia ampliado, de dois para três anos, o vencimento dos empréstimos alvos de tributação.
Meta de inflação relaxada
Poucos dias depois de o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, surpreender o mercado ao reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, para 9,75% ao ano, o mercado voltou a apostar na continuidade dos cortes nas próximas reuniões do colegiado (em abril e maio), prevendo um nível de 9% para o fim de 2012. Mas, mesmo com a redução, cresce entre os analistas a percepção de que o governo abandonou a meta de inflação oficial, de 4,5%, e que agora trabalha com um índice entre 5% e 5,5%. Não por acaso, as projeções de inflação estão cada vez maiores.
O Estado do Paraná – Curitiba
Novas regras do Banco Central visam também combater terrorismo
A ampliação do alcance e a consolidação das medidas de combate a lavagem de dinheiro, anunciadas hoje pelo Banco Central, faz parte das recomendações do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi). Em nota, o BC explica que as ações também têm o objetivo de evitar o financiamento ao terrorismo.
Março, historicamente, é o mês dos inadimplentes, segundo ACP
Durante o período de festas, no final do ano, é comum que as pessoas acabem gastando mais do que planejavam. Passado o Carnaval, a comemoração acaba cedendo lugar às preocupações do dia a dia, ainda mais para quem se depara com as dívidas contraídas durante as festas. Cartão de crédito, cheques e carnês são as principais fontes de débitos.
Folha de Londrina – Paraná
Problema com abastecimento de diesel começa a afetar a gasolina
A distribuição de óleo diesel ainda não está normalizada no Paraná e agora também começa a afetar o abastecimento de gasolina. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Paraná (Sindicombustíveis-PR), Roberto Fregonese, disse que a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), localizada em Araucária, começou a bombear diesel na última sexta-feira à noite. Apesar de a refinaria ter normalizado o abastecimento, agora o problema é que não há caminhões suficiente das distribuidoras para atender toda a demanda reprimida.
Vendas industriais caem em janeiro
A atividade industrial do Paraná teve baixo desempenho no início deste ano. Segundo balanço da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), divulgado ontem, o setor apresentou queda de 21,68% em relação a dezembro de 2011 e de 16,04% na comparação com janeiro daquele ano. Dos dezoito gêneros industriais pesquisados pela Fiep, onze apresentaram performance negativa em janeiro, dentre eles os três de maior participação relativa na indústria paranaense: ''Veículos Automotores'' (-44,30%), ''Alimentos e Bebidas'' (-28,29%) e ''Refino de petróleo e Produção de Álcool'' (-2,84%).
Zero Hora – Porto Alegre RS
Juro cai ao menor nível desde 1995
Em fevereiro, a taxa de juro média para pessoa física atingiu o menor nível desde 1995, início da série pesquisada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Ataxa média nacional ficou em 6,33% no mês passado, recuo de 1,09% em relação ao nível registrado em janeiro. Esse nível representa taxa anual de 108,87% ao ano. Para o coordenador do trabalho e vice-presidente da entidade, Miguel de Oliveira, as reduções podem ser atribuídas a medidas adotadas por Banco Central e Ministério da Fazenda para incentivar o consumo e evitar que a economia se retraia.
Indústria gaúcha começa o ano em queda
Em janeiro, a atividade industrial gaúcha repetiu a nacional e teve queda de 2,1%, descontados os efeitos habituais da desaceleração entre dezembro e o primeiro mês do ano. O resultado foi influenciado por recuos na massa salarial (6%) e nas horas trabalhadas na produção (2,9%), além da estagnação do emprego. Ao mesmo tempo, o faturamento e as compras de matérias-primas tiveram atuações tímidas, com crescimentos de 0,2% e 0,5%, respectivamente.
Índices Gerais 

Fonte: Valor Econômico - Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL