Missa em memória de Irmã Dulce aconteceu em Salvador

A cerimônia teve início às 9h, no Santuário Irmã Dulce,e foi presidida pelo arcebispo emérito e cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo
Em memória do 20º aniversário de falecimento da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres – Irmã Dulce, aconteceu, dia 13 de março, a partir das 9h, missa especial em Salvador, na Bahia. A cerimônia será presidida pelo arcebispo emérito e cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, no Santuário da freira baiana – localizado na Avenida Bonfim, ao lado da sede da OSID (Obras Sociais Irmã Dulce).
Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, o Anjo Bom do Brasil, faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, situado no bairro de Roma. O interesse pela vida religiosa começou a se manifestar já no início da adolescência, quando aos 13 anos de idade já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, a jovem ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.
A religiosa, beatificada em maio de 2011 e atualmente em processo de Canonização, fundou em 1959 as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A instituição abriga hoje o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do País, com mais de 5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.
A entidade é formada por 17 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de sua fundadora.
Obras Sociais Irmã Dulce
A OSID é considerada hoje pelo Ministério da Saúde o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do Brasil e é responsável pelo maior volume de atendimentos em toda a estrutura do setor na Bahia. Entidade filantrópica de fins não-econômicos, foi fundada em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce.
Com perfil de serviços único no país, a instituição é uma espécie de ‘holding social’ formada por 17 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico, preservação e difusão da história de Irmã Dulce e gestão de unidades de saúde públicas.
A instituição já ultrapassou a marca dos 5 milhões de atendimentos anuais a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social. Nas Obras trabalham mais de 3.500 profissionais celetistas e quase 400 médicos prestadores de serviço.
Mais informações em São Paulo:
Note! Assessoria de Comunicação
www.notecomunicacao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL